Técnico em Segurança do Trabalho

Informações Gerais:

(Portaria de Autorização de Funcionamento SEE nº 455/2008 de 31/05/2008, Portaria de Reconhecimento do curso SEE nº 505/2010 de 17/04/2010)

O Técnico em Segurança do Trabalho atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação:

Legislação; Sistema de segurança e saúde no trabalho; Prevenção e controle de riscos; Tecnologias de prevenção e combate a incêndio e suporte emergencial à vida; Meio ambiente e qualidade de vida; Ergonomia; Desenho técnico; Doenças ocupacionais.

Possibilidades de atuação:

Empresas públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.

Duração e estrutura do curso:

O curso de Técnico em Segurança do Trabalho está estruturado em três módulos, tendo:

  • Carga Horária Teórica de 1200 horas;
  • Carga Horária de Estágio Supervisionado de 240 horas.

Requisitos de acesso ao curso:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Apresentar os seguintes documentos (com fotocópia) no ato da inscrição: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF, Registro Civil – Certidão de nascimento ou casamento –, Titulo de Eleitor, Documento Militar (para alunos do sexo masculino), Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Fornecer 02 fotos 3x4 (recentes).

Certificados e diplomas expedidos aos concluintes do curso

Será conferido o Diploma de Técnico em Segurança do Trabalho aos alunos que concluírem o Estágio Supervisionado e forem aprovados nos Módulos I, II e III, tendo, contudo, que apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Só então lhe fica assegurado o direito ao exercício legal da profissão.

Horários

Noite.