Técnico em Saúde Bucal

Informações Gerais:

(Portaria de Autorização de Funcionamento SEE nº 189/04 de 23/03/2007, Portaria de Reconhecimento do Curso SEE nº 373/07 de 23/03/2007)

O Técnico em Saúde Bucal, atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação:

Promoção e prevenção em saúde bucal; Anatomia e fisiologia bucal; Anatomia e fisiologia humana; Processo de trabalho e humanização em saúde; Ergonomia e técnicas de instrumentação; Biossegurança; Equipamentos, materiais, medicamentos e instrumentais odontológicos e de higiene dental; Conceitos básicos sobre procedimentos restauradores; Proteção radiológica ocupacional.

Possibilidades de atuação:

Clínicas ou consultórios odontológicos e Sistema Único de Saúde.

Duração e estrutura do curso:

O curso de Técnico em Saúde Bucal está estruturado em três módulos, tendo:

  • Carga Horária Teórica de 1200 horas;
  • Carga Horária de Estágio Supervisionado de 240 horas.

Requisitos de acesso ao curso:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Apresentar os seguintes documentos (com fotocópia) no ato da inscrição: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF, Registro Civil – Certidão de nascimento ou casamento –, Titulo de Eleitor, Documento Militar (para alunos do sexo masculino), Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Fornecer 02 fotos 3x4 (recentes).

Certificados e diplomas expedidos aos concluintes do curso

Será conferido o Diploma de Técnico em Saúde Bucal aos alunos que concluírem o Estágio Supervisionado e forem aprovados nos Módulos I, II e III, tendo, contudo, que apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Só então lhe fica assegurado o direito ao exercício legal da profissão.

Horários

Manhã e Noite.