Técnico em Enfermagem Complementar

Informações Gerais:

(Parecer CEE nº 104/00 de 12/02/2000, Portaria SEE nº 277/00 de 17/03/2000, Parecer CEE nº 539/02 de 29/07/2002, Reconhecimento SEE nº 1908/02 de 09/10/2002)

O Técnico em Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação:

Processos saúde–doença e seus condicionantes; Políticas de saúde; Anatomia, fisiologia, nutrição, farmacologia, microbiologia e parasitologia; Processo de trabalho, humanização, ética e legislação profissional; Fundamentos da enfermagem. Enfermagem neonatológica, obstétrica, neuropsiquiátrica e UTI; Suporte básico à vida; Biossegurança.

Possibilidades de atuação:

Hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

Duração e estrutura do curso:

O curso de Técnico em Enfermagem Complementar está estruturado em um módulo, tendo:

  • Carga Horária Teórica de 300 horas;
  • Carga Horária de Estágio Supervisionado de 200 horas.

Requisitos de acesso ao curso:

  • Ter idade mínima de 18 anos
  • Apresentar os seguintes documentos (com fotocópia) no ato da inscrição: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF, Registro Civil – Certidão de nascimento ou casamento –, Titulo de Eleitor, Documento Militar (para alunos do sexo masculino), Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Curso de Auxiliar de Enfermagem;
  • Fornecer 02 fotos 3x4 (recentes).

Certificados e diplomas expedidos aos concluintes do curso:

Será conferido o Diploma de Técnico em Enfermagem aos alunos que concluírem o Estágio Supervisionado e forem aprovados no Módulo IV, tendo, contudo, que apresentar o Certificado de conclusão do curso de Auxiliar de Enfermagem e do Ensino Médio. Só então lhe fica assegurado o direito ao exercício legal da profissão.

Horários

Manhã e Noite.