Técnico em Análises Clínicas

Informações Gerais:

(Portaria de Autorização de Funcionamento SEE nº 455/2008 de 31/05/2008, Portaria de Reconhecimento do curso SEE nº 505/2010 de 17/04/2010)

O Técnico em Análises Clínicas auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação:

Parasitologia, microbiologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular, urinálise, fisiologia, química, preparo de soluções e biossegurança.

Possibilidades de atuação:

Hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de diagnósticos médicos, de controle de qualidade em saúde, de pesquisa e ensino biomédico.

Duração e estrutura do curso:

O curso de Técnico em Análises Clínicas está estruturado em três módulos, tendo:

  • Carga Horária Teórica de 1200 horas;
  • Carga Horária de Estágio Supervisionado de 240 horas.

Requisitos de acesso ao curso:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Apresentar os seguintes documentos (com fotocópia) no ato da inscrição: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física - CPF, Registro Civil – Certidão de nascimento ou casamento, Titulo de Eleitor, Documento Militar (para alunos do sexo masculino), Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Fornecer 02 fotos 3x4 (recentes).

Certificados e diplomas expedidos aos concluintes do curso

Será conferido o Diploma de Técnico em Análises Clínicas aos alunos que concluírem o Estágio Supervisionado e forem aprovados nos Módulos I, II e III, tendo, contudo, que apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Só então lhe fica assegurado o direito ao exercício legal da profissão.

Horários

Noite.